20 dezembro 2008

O encalhado! Já em exibição perto de si...

(...) Fizeram-se dois jantares, que correram muitíssimo bem, mas depois, na prática, tudo encalhou", disse Nicolau Breyner, falando para a pequena plateia que se reuniu no Beja Parque Hotel, composta essencialmente por empresários da cidade.
in
DA

Beja na net

E, se não conhece Beja clique aqui para uma visita virtual!

Casa do Alentejo

Hoje vai a votos...

Esta agora!

Expliquem-me lá esta coisa como se eu fosse muito burra! Então a taxa de desemprego já supera a média nacional e a mão-de-obra imigrante é “crucial” para o Alentejo?

19 dezembro 2008

O preço da cultura

O Teatro Pax Júlia de Beja, que sexta-feira celebra o seu 80º aniversário, "vive praticamente à custa do orçamento municipal", sem apoio directo do Estado (...)
in
JN

A esferográfica


Na quadra

Pelo contrário a boa disposição não falta por aqui!

Um diz mata, o outro esfola!

São uns atrás dos outros... O pessimismo e a depressão parecem ter-se instalado na cidade!

Já nas bancas

(...) Tudo porque na zona envolvente do monumento é visível algum lixo espalhado, além de serem muitos os dejectos animais “depositados” na relva ou os graffitis que “adornam” as portas do castelo e a escultura metálica que se encontra nas suas imediações.(...) muito do espólio do museu militar está colocado ao acaso e à mercê da meteorologia e dos transeuntes) pelo recinto da alcáçova do castelo, incluindo um brasão da cidade.

18 dezembro 2008

Contrastes

ET: desculpa, João, não me apercebi que o "burro" era teu!

Tinha que ser em 2009

Hospital de Dia deverá estar pronto no primeiro semestre de 2009!

Ainda a procissão vai no adro...

O cenário aqui é cinzento e vai, por este andar, ficar negro!

Publicidade à borla

Uma figura pública da nossa praça gastou 250 mil oiros em assessoria de imagem e vai daí a Edilidade viu penhorados os autocarros de transporte escolar por ordem do tribunal devido ao "calote" em causa... Curiosa esta forma de marketing politico! Resulta até mesmo agora com publicidade pela negativa! Na voz do povo este maketing tem outro nome!

17 dezembro 2008

Ficção ou realidade?


Imagens doutros tempos

antiga Praça da República em Beja

Dar ao pedal


A Volta ao Alentejo em Bicicleta volta às estradas alentejanas, de 1 a 5 de Abril do próximo ano.

Talvez um dia...

Consta aqui que hoje em Beja vai ter lugar os "Encontros Empresariais Alentejo Turismo 2015"! A somar ao Alentejo XXI, ao Aeroporto 2010, à Auto-Estrada 2013, etc... São tudo coisas para amanhã, resta saber se com futuro!

16 dezembro 2008

Nada acontece por acaso!

Com a desertificação do Centro Histórico, com a falta de policiamento e com o encerramento do comércio local este e outros problemas sociais similares tendem a agravar-se e a repetir-se!

Gigante nos céus do Alentejo

É a maior ave voadora da Europa, mas não é fácil de encontrar por entre a erva alta dos campos do Alentejo. Os cientistas temem que as barragens e a intensificação do uso dos solos agrícolas possa levar à sua rápida extinção.
Ler mais
aqui.

De certeza que não é engano?

Os próximos investimentos a candidatar na segunda fase, que decorre de hoje até 27 de Fevereiro de 2009, totalizam 57 milhões de euros, dos quais 40 milhões serão de contribuição comunitária - também correspondente a 70 por cento do investimento elegível.
As novas candidaturas dizem respeito à construção de novas instalações para os comandos distritais de operações de socorro da Autoridade Nacional de Protecção Civil, em Viseu e Beja, (...).
in RTP
A concessão rodoviária Baixo Alentejo, que implicará um investimento de 270 milhões de euros, foi adjudicada ao consórcio liderado pela Edifer, anunciou esta segunda-feira, 15, o Ministério das Obras Públicas (...).

15 dezembro 2008

Preto no branco

Sobre isto aqui fica o meu contributo:
- Exª Revª, quando é que o Pai Natal chega ao burgo?

Não aconselhável a cardíacos!

Já agora se prefere coisas mais pesadas, isto também pode servir como programa... ou até mesmo isto, quem sabe!?

O quebra... marasmos!

Ainda sobre cultura aconselho isto. A não perder «O Quebra-Nozes» - Companhia Nacional de Bailado no Pax Julia a 19 e 20 Dez pelas 21h30!

Imbróglio ou Besidróglio?

Informação de Serviço nº 73/2007/PJ de 30 de Março (...) por proposta da Companhia Arte Pública, alegando dificuldades técnicas e logísticas, a peça de teatro para a infância, que integra o Contrato Programa entre a Câmara Municipal de Beja e essa edilidade artística “Um esdadigrário no Armário”, será substituída por uma outra “O Mundo da Gente”.
Um ano depois ao que consta
aqui «Um esdadigrário no armário» estará na Casa Amarela a 20 e 21Dez pelas 17h00. Curiosamente no site da Arte Pública nada consta... mas também como não consegui encontrar esdadigrário no dicionário nada me espanta já. Deve ser mais um imbróglio da net ou um besidróglio da cultura, sei lá!

14 dezembro 2008

Underground

Confirma-se... A noite em Beja tem destes episódios macabros!

O incomparável sabor da planície!

O Alentejo é uma região onde a arte de bem comer (e bem beber) é particularmente cultivada. Aproveitando ao máximo a riqueza dos seus recursos e sabendo compensar com extraordinária habilidade as suas limitações, o alentejano criou uma cozinha única - sólida, nutritiva e surpreendentemente saborosa, que não é mais, afinal, do que o espelho fiel da sua própria maneira de ser.
Cozinha regional do Alentejo, de Manuel Fialho na Livraria Sítio das Letras em Reguengos de Monsaraz

Quem canta seu mal espanta!

Este domingo é apresentada no Cineteatro Municipal de Serpa a Confraria do Cante Alentejano.