24 janeiro 2009

No top ten das piores razões!

O balanço dos acidentes de viação nas estradas portuguesas, desde o início do ano, mostra um cenário pior que em 2008 no que respeita às mortes, segundo informou a Autoridade Nacional para a Segurança Rodoviária (ANSR).
(...) O distrito com mais vítimas mortais, seis, foi Beja.

Yes, week end!

O Alentejo já adaptou o lema de Obama
"YES, WEEKEND"

Alho, Alho arranjas-te um bom saralho!

Eugénia então! Não conheces a voz do dono? Agora aproveita enquanto dura. E, olha não gostou ele mas eu cá adorei!

23 janeiro 2009

Oh, Fócrates... mas que ganda soda esta!

- Ah, agora já percebo aquela coisa das gravatas giras e dos fatinhos carissímos!

Vai uma apostinha?

Sobre isto e porque estamos em ano eleitoral, o anúncio da obra por certo que não deixará de se fazer, com a pompa e circunstância que o nosso PM impôe! Também é expectável que dentro do seu impecável Armani que o catapultou na lista dos melhores vestidos da Europa, nos venha tentar convencer da inevitabilidade de termos que pagar portagens, por tal luxo posto à futura disposição dos alentejanos... mas o que custa a acreditar é que este show-off não seja feito onde seria de esperar! Querem apostar um jantarinho?

Prioridades

Que o nosso Presidente se afirme aqui como regionalista convicto não me estranha, mas é curioso verificar que muitos dos que diabolizaram as regiões em 98 sejam hoje parceiros da ideia (Fernando Ruas no Centro, Rui Rio a Norte, etc). Será que o País e o Alentejo não têm neste cenário de crise outras prioridades?

Lenha para a fogueira

Está visto que por aqui ninguém se entende! E ficam mal os dois contendores na fotografia! Mais mal ficam porque este problema das viaturas abandonadas na via pública, em minha opinião, pode ser avaliado segundo diversas vertentes:
• Ambiental: prejudicam a qualidade de vida dos bairros residenciais onde o problema é especialmente grave, são pontos negros para a paisagem urbana e focos de poluição constituindo um factor de agressão ambiental;
• Social: consomem espaço, obstruindo estradas e diminuindo a capacidade de estacionamento existente. São perigosos especialmente para as crianças, quer pela chapa cortada e enferrujada, quer pela existência de vidros partidos ou pela probabilidade de virem a existir;
• Financeiro: o seu tratamento tem custos elevados, acrescidos desde 2000 com a implementação das medidas impostas pela União Europeia transpostas para a legislação portuguesa em 2003;
• Criminal: atraem vandalismo, são focos de incêndio e geram um ambiente de degradação;
• Desperdício de recursos: consomem recursos pessoais e da comunidade, desperdícios de tempo e dinheiro pelas autoridades que procedem à remoção e ao armazenamento dos veículos.
Assim sendo, pergunto-me porque é que a Câmara ao invés de perder tempo a demonstrar-nos uma coisa que já se sabia de tão evidente, da inutilidade do Governo Civil, porque é que não opta à semelhança de outras tantas Edilidades, por fazer aprovar um regulamento municipal para remoção de veículos em fim de vida ou abandonadas na via pública?

Com amigos destes...

O empresário José Roquette disse ontem que tanto ele como outros investidores em projectos turísticos na zona de Alqueva podem vir a desistir dos seus empreendimentos, caso vá por diante a refinaria Balboa, cuja construção está prevista para a região de Badajoz, a poucas dezenas de quilómetros da fronteira. (...) "Os empresários envolvidos neste projecto envolvente ao lago de Alqueva definiram muito claramente as suas posições. Se houver uma refinaria na localização prevista ou qualquer coisa parecida não há projectos turísticos em Alqueva e iremos parar os investimentos previstos", declarou. (...) "Nós vamos pura e simplesmente parar os investimentos previstos para a zona de Alqueva e isto faz marcha atrás na região pelo menos uns dez anos".
in Público 18.01.2009
O
Governo preocupado com o Alentejo decidiu dar luz verde à construção da refinaria de Badajoz!

22 janeiro 2009

Só para dar um exemplo

A propósito disto, expliquem lá porque se eu quiser comprar um capote alentejano tenho que procurar fora de Beja? Porque não consigo encontrar uma loja "gourmet" na cidade onde o melhor dos saborosos enchidos da região, do queijo, do azeite, etc sejam cartão de visita para quem cá vem e regalo para quem cá fica?

Boato ou não?

JP Simões fará a próxima apresentação de “Boato “ o seu próximo Disco com edição agendada para o próximo mês, em Beja no Teatro Pax Julia, no Próximo dia 4 de Fevereiro ás 22.00
Nesta apresentação do disco gravado ao vivo e que tem uma dúzia de inéditos, assim como canções dos Belle Chase Hotel, do Quinteto Tati e da Ópera do Falhado. JP Simões conta com a colaboração de Sérgio Costa, companheiro de estrada já dos tempos dos Belle Chase Hotel.

Vão mas é trabalhar!

Politiquices e faltas de educação à parte, mas de facto, esta pergunta já vem do (des)Governo do Guterres se bem se recordam, que em 2000 para as TV´s afirmava que "os cargos de Governador Civil eram inúteis e tendiam a extinguir-se a curto prazo"! A pergunta impôe-se pois, e merece reflexão! Os Governos Civis, que não só o do burgo, diga-se em abono da verdade, hoje estão vazios de tarefas e de competências pois, grande parte delas foram descentralizadas. Ora atentem nas suas competências:
- Exercer as funções de representação do Governo na área do Distrito - isto traduz-se em estar presente em inaugurações e afins, certo?
- Colaborar na divulgação das políticas sectoriais do Governo, designadamente, através de acções de informação e formação, diligenciando melhor a sua implementação - isto significa rigorosamente nada. A comunicação social faz isso bem melhor.
- Prestar ao membro do Governo competente em razão da matéria informação periódica e sistematizada por áreas sobre assuntos de interesse para o distrito, nomeadamente nas áreas da protecção civil, segurança interna, policiamento de proximidade, questões económico-sociais e investimentos a realizar no distrito - também aqui isto significa zero. A Protecção Civil tem a sua cadeia própria e depende do ministério da administração interna e o mesmo se passa com a segurança e policiamento. Os aspectos económico-sociais e investimentos estão ligados às câmaras municipais.
- Preparar informação relativamente aos requerimentos, exposições e petições que lhe sejam entregues para envio aos membros do Governo ou outros órgãos de decisão - aqui o governo civil faz de caixa de correio e não tem capacidade de decisão.
- Atribuir financiamento a associações no âmbito do distrito - O dinheiro para esse "oferta aos amigos" vem todo dos nossos impostos.
- Desenvolver todas as diligências necessárias e convenientes a uma adequada cooperação entre os serviços públicos desconcentrados, de acordo com as orientações dos respectivos membros do Governo, e entre aqueles e outros órgãos administrativos localizados na circunscrição distrital - isto para ser franca nem sei o que é mas deve ser coisa importante e que como tal justifica um organograma de "tachos".
Henrique Monteiro, no EXPRESSO, sobre este tema escrevia que "(…) os Governos Civis são inúteis para o país, mas de uma utilidade extrema para os caciques locais. (...) Há quem diga que isto é levar a administração mais perto das pessoas. Falso! Isto é levar os amesentados do Estado mais perto dos líderes intermédios dos partidos.(...) Este é, pois, um teste para José Sócrates e o seu Governo. Vai ou não ceder aos seus líderes regionais? Vai ou não fazer-lhes a vontade? O país agradecer-lhes-á, e durante muito tempo, se os meter na ordem. Se lhes tirar os poderzinhos que sempre tiveram e se os aconselhar a viver como todos nós, simples cidadãos: a trabalhar e a fazer pela vida."

Pax Julia

Implantada num morro com 277m de altitude, Beja domina a vasta planície envolvente. Beja é a capital do Distrito de Beja, é sede de um dos maiores municípios de Portugal, com 1 140,21 km² de área. A cidade de Pax Julia terá sido fundada ou por Júlio César ou por Augusto. (...) Conta a lenda que quando Beja era uma pequena localidade de cabanas rodeada de um compacto matagal. Uma serpente assassina era o maior dos problemas da população. A solução foi envenenar um touro e deitá-lo para a floresta onde habitava a serpente. É devido à lenda que um touro está representado no brasão de Beja. Entre o património de interesse de Beja contam-se a Igreja de Nossa Senhora do Pé da Cruz, a Igreja Matriz de Santa Maria da Feira, o Castelo e o Pelourinho de Beja, a Casa da Cultura, o Museu Jorge Vieira, o Núcleo Visigótico, o Museu Botânico, a Galeria dos Escudeiros, o Parque da Cidade. (...) Entre os maiores eventos que Beja recebe todos os anos encontra-se a Ovibeja, uma feira de actividades agrícolas, pecuárias, artesanais e turísticas.

21 janeiro 2009

Última hora!

Cansada das críticas, a administração local decidiu instalar o metro de superfície ligando o aeroporto à Praça e esta à zona de expansão norte da cidade. A partir de 2026, data prevista de conclusão das obras, os turistas vão poder usufruir de maior mobilidade e facilidade na ligação ao nódulo ferroviário do TGV, cuja inauguração está prevista para Junho de 2054, a construir aproveitando as instalações do Bibaci (encerradas por falta de público). Foi já negociada a aquisição das carruagens de metro com a empresa InBeja (vide foto).

À beira de um ataque de nervos

Se os minutos do meu relógio andassem tão devagar como o trânsito em Beja, já tinha morrido de tédio...

E, para quando as empresas reais?

“Janeiro de 2009 assinala o início do Projecto VITA - Virtual Learning for the management of successful SME (Aprendizagem em Contexto Virtual para a Gestão de Sucesso das PME), um projecto europeu de transferência de inovação Leonardo da Vinci, que tem a coordenação científica da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e é gerido pelo Instituto Politécnico de Beja (IPB). Para saber mais visite o Instituto Politécnico de Beja e o sítio do projecto.

E o desemprego diminui?

Com a crise internacional a reflectir-se em força em Portugal, aumenta o número daqueles que recorrem à Segurança Social para beneficiar do subsídio de desemprego. O ano de 2008 fechou com um aumento de 3,9% face a 2007, registando-se 262.311 pessoas a auferirem essa prestação. Em Beja diminuíram os pedidos de subsidio de desemprego em 4,6%.
in
RTP

Castelo de Beja

A dominar a paisagem desta zona do Alentejo, com a sua Torre de Menagem, a Fortaleza de Beja tem as características das fortificações portuguesas, mas é suposto que as suas origens remontem à época Romana (...) A Torre de Menagem deve-se ao Rei D. Dinis, que a mandou edificar em 1310, é considerada um dos melhores exemplos de arquitectura medieval, tem aproximadamente, 40 metros de altura e a escadaria de acesso possui 198 degraus. Para além de ser considerada a mais alta da Península Ibérica, tem ainda a particularidade de ter sido toda construída em mármore. À semelhança de outras cidade medievais, Beja também tinha uma cintura de muralhas que protegia a área urbana, chegou a ter sete portas principais, designadas por, «Portas de Évora», «Portas de Aviz», «Portas de Mértola», «Portas de Aljustrel», «Portas de Moura», «Portas de São Sisenando» e «Portas da Corredoura».

Veneza no Alentejo

para ver mais aqui

20 janeiro 2009

Traduzindo à letra

Finalmente o Bush saiu da Casa Branca! Agora é a vez do Obama e do seu credo: "Yes, we can"! Cá pelo burgo a versão mais aproximada em tradução parece ser esta, em inglês: "Yes, it´s possible! A better life!" ou se quiserem em alentejano: Tamos cagádos!

Evidência e minudência

Quem ontem seguiu o directo aqui ficou a perceber que o PSD com Passos Coelho seria uma ameaça a Sócrates, com a actual liderança é "passeio na avenida"!

Tesourinhos deprimentes

Animando o caminho

Os alunos do 3º ano do Curso de Animação Sociocultural da Escola Superior de Educação de Beja vão realizar a sexta edição do colóquio "Caminhos da Animação" e as terceiras Jornadas de Animação Sociocultural. O VI Colóquio "Caminhos de Animação" realiza-se nos dias 4 e 5 de Fevereiro de 2009 no Auditório do Instituto Politécnico de Beja. Para informações complementares e inscrições aceder aqui.

19 janeiro 2009

Querem lá ver!

É desta que com tanto programa de regeneração urbana vão acabar por caiar o castelo!

Nunca tinha pensado nisto!

(...) Não se pode falar em crise no Alentejo, quando por exemplo há uma ponte ou um feriado, vê as cidades, Beja aqui por exemplo, completamente despovoada. Não há crise.
Manuel Castro e Brito in Diário do Sul

Chamem-me o que quiserem!

Atenta a um certo saudosismo que anda por aí sobre antigos locais nocturnos do burgo, também aqui fica o meu contributo! Confesso, que ainda hoje estou apaixonada pela Pandora!

Mesmo aqui ao lado...

No próximo dia 24 de Janeiro, pelas 21h30, na Basílica Real de Castro Verde, em pleno coração do Alentejo, inicia-se a 5.ª edição do Festival Terras sem Sombra de Música Sacra, um projecto do Departamento do Património Histórico e Artístico da Diocese de Beja e da Arte das Musas. (...)
Para mais informações sobre o Festival, por favor consultar o
site.

18 janeiro 2009

Para que conste...

O 234 está aqui!

Organizem-se, porra!

Ontem classificava-se "2008 como excepcional para o turismo na região", hoje diz-se aqui que a hotelaria do Alentejo registou uma diminuição na ordem dos 5,5%.

Tem que ser um grande armário!

A notícia da impressora da Câmara de Beja já correu meia blogosfera! Mas olhem que esta da Administração Regional de Saúde do Alentejo comprar 1 armário persiana, 2 mesas de computador, 3 cadeiras c/rodízios, braços e costas altas por 97.560,00 € não fica atrás!